quinta-feira, 14 de junho de 2012

Entendendo o Pilates e seus benefícios para o bem-estar físico e mental


benefícios da prática de Pilates




Você conhece os benefícios da prática de Pilates

Muito se ouve sobre a prática de Pilates especialmente entre os famosos. Mas você sabe o que é Pilates?

O método Pilates foi desenvolvido pelo alemão Jopeph Pilates, no início da década de 1920, e tem como base o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.

Segundo Joseph Pilates: “É o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que se aplicam a cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo”.

 Com a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo, o Pilates pode trazer inúmeros benefícios à saúde, tanto no condicionamento dos músculos, tonificando-os e tornando-os mais fortes, quanto na parte estética, definindo o corpo ideal, tão buscado nos dias de hoje.

O Pilates configura uma forma agradável, fácil e que traz resultados rápidos para qualquer pessoa, independente do nível de condicionamento físico, desde que feita uma avaliação postural prévia.

O foco do método Pilates é a promoção da saúde como um todo com exercícios que trazem melhora da postura e, inclusive, alívio de dores na coluna pelo fortalecimento abdominal, com consideráveis ganhos na qualidade de vida do praticante.

Para ter músculos bonitos e definidos, é necessário que eles sejam fortes e flexíveis. Aí entra a prática de Pilates, que fortalece os músculos fracos, alonga os que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Tudo isso é conseguido com movimentos fluentes, feitos sem pressa e com o controle necessário para evitar o estresse.

Avaliação Física 

É o ponto de partida para os que desejam iniciar a prática de Pilates.

Consiste em uma avaliação postural e funcional na qual o instrutor terá o real conhecimento das condições gerais, queixas principais, e doenças pré-existentes no aluno, podendo direcionar exercícios específicos para cada necessidade.

Além da avaliação o aluno será submetido a um protocolo de aula, onde poderá vivenciar os princípios e fundamentos básicos do método.

Aulas em grupo

As aulas de Pilates no Estúdio 2 Pilates são realizadas com no máximo 3 alunos por turma, em horários reservados e duração de 1h.

Durante as aulas os alunos farão exercícios de alongamento, equilíbrio, força muscular, trabalho de respiração, coordenação motora etc. São realizadas no solo com acessórios e em aparelhos, tudo com a assistência de um professor instrutor.

Após cada semestre os alunos passarão por uma reavaliação postural que medirá os resultados alcançados.

Aulas em Dupla
  
As aulas em duplas são recomendadas para alunos que tem preferencias em praticar Pilates em conjunto com familiares e amigos, e que desejam maior atenção.

Os horarios devem ser pré-agendados, lembrando que, se necessário, devem ser desmarcados com no mínimo 2 horas de antecedência para que não sejam contabilizados.

São realizadas no solo com acessórios e em aparelhos, tudo com a assistência de um professor instrutor.

Benefícios do método
  • Alivia problemas relacionados ao stress, diminuindo tensão e fadiga
  • Aumenta a concentração, flexibilidade e mobilidade das articulações
  • Aumenta a resistência física e mental
  • Auxilia no desenvolvimento cardio-respiratório
  • Contribui para a queima de caloria
  • Estimula o sistema circulatório e a oxigenação do sangue
  • Melhora a postura eliminando maus hábitos, levando ao correto alinhamento corporal
  • Melhora da coordenação motora
  • Melhora o funcionamento dos órgãos internos
  • Trabalha a respiração




Nenhum comentário:

Postar um comentário